segunda-feira, 2 de maio de 2011

PARÓDIA III



Gaiola das Cabeçudas - parte 1 -

É uma paródia funk, com direito a abecedário em que “C” é de Camões e “S” de Saramago.

Momento de humor passou na MTV Brasil

Um grupo de humoristas, liderado por Marcelo Adnet, fez furor ao criar uma música para o programa da MTV brasileira. Na música ‘Gaiola das Cabeçudas’ é questionado quem escreveu o livro ‘1984’ e qual é a diferença entre Lutero e Kant, sempre em tom irônico e com os protagonistas vestidos como ‘drag queens’.

Queridos, cá pra nós...eu considero deveras muito inteligente rimar Nobel, Buñuel, Graham Bell, George Orwell em ritmo de Créu...

Já assisti ao vídeo "trilhões" de vezes (sou hiperbólica mesmo) e ainda não enjoei...e ri em todas as vezes. Talvez eu tenha um humor diferente...

Segundo o jornal ‘O Globo’, o professor de Filosofia do Centro de Educação e Cultura, Rafael Pacheco, considera que os benefícios são maiores do que uma possível confusão gerada pela sátira. Além de defender este momento de humor, aprova os videojogos. “Faço muitas analogias com jogos de videogames que fazem parte do universo deles”, defende.

Já Max Ribeiro, professor de Filosofia do Ponto de Ension, citado pelo mesmo jornal, refere: “Tudo o que é satirizado, é colocado em evidência e o aluno busca mais.”

http://www.marceloadnet.com.br/tv/professores-aprovam-parodia-%E2%80%98gaiola-das-cabecudas%E2%80%99

Bem se vê que temos posicionamentos distintos no que se refere á paródia criada pelo grupo encabeçado por Adnet. No entanto, considero importante dizer que o criador do “grupo” Gaiola das Cabeçudas provou que nem só de silicone vive o funk. Apesar desse estilo ter tido uma expansão considerável no mercado musical, ele ainda continua sendo alvo de críticas pela classe mais intelectualizada da população. Normalmente, as críticas estão relacionadas à falta de criatividade, à linguagem excessivamente obscena, pela apologia ao crime, às drogas, ao tráfico, e, principalmente, à sexualidade exacerbada.

A trupe de Adnet compôs um "pout pourri" ao ritmo de "funk". Satirizando de forma inteligente, o grupo faz citações ao escritor Leon Tolstói, ao filósofo Immanuel Kant, entre outras personagens da nossa história. Pode-se dizer que o clipe é um fenômeno na internet, pois após ser exibido no fim de julho de 2010, no programa “Comédia MTV”, ele deu o que falar entre os telespectadores. O clipe já teve mais de um milhão de acessos no site do YouTube.

Através dessa paródia, o grupo faz uma crítica a esse estilo musical que tanto faz a cabeça da gurizada, atualmente. Apesar do jeito escrachado, do deboche e do ar "um tanto quanto" provocativo, considero interessante o jogo de palavras, as citações feitas do início ao fim, sobre temas e ícones que fizeram parte da nossa História. Quero esclarecer que, não quero incentivar os alunos a ouvirem "este" ou "aquele" estilo musical. Minha única intenção é mostrar o quanto podemos ser criativos na hora de elaborar um trabalho em sala de aula. Além do mais, não custa nada mostrar aos nossos queridos alunos, quem foram Aleijadinho, Beethoven, Camões, Dostoiévski... E toca um Vivaldi aí!!

O funk começa assim...

A de Aleijadinho
B de Beethoven
C de Camões
D de Dostoiévski
E de Einstein
F de Foucault
G de Godard
H de Hermeto Pascoal
I de Ionesco, é teatral
J de Jung
K de Karl Marx
L é Lord Byron
M Machado de Assis
N de Nietzsche
O de Olavo Bilac
P Platão
QI coeficiente dos irmãos
R de Rousseau
S Saramago
T de Tiradentes
Tem pra ele feriado
U de Ulisses
W de Weber
Y é o cromossomo que não tem na mulher
X de Xuxa
Z Zaratrusta
O V não esqueci
Toca um Vivaldi aí!
Toca um Vivaldi, toca um Vivaldi aí!

É o Goethe, é Goethe, é o Goethe
É o Goethe, é Goethe, é o Goethe
Daquele jeito

Li tudo do Leon Tolstoi
Li tudo do Leon Tolstoi

Surra de Schubert
Surra de Schubert

Eu vou pro MAM,ver a Tarsila
Agora eu escrevo orelha e ninguém vai me segurar

Eu vou pro MAM,ver a Tarsila
Agora eu escrevo orelha e ninguém vai me segurar

Qual a diferença entre o Lutero e o Kant
Um é iluminista e o outro é protestante”

Nenhum comentário:

Postar um comentário